20 semanas de gestação

Spread the love

É oficial: você está na metade da sua gestação! O peso médio máximo que seu bebê pode ter nesse momento são cerca de 300 g. Ele está crescendo a olhos vistos!

É o momento de realizar a ultrassonografia morfológica

Esse exame é um dos mais detalhados de toda a gravidez. Talvez por esse motivo ele também seja um dos mais esperados e ansiados por todos os pais. Dá para ver e contar os dedinhos um por um! Ademais, importantes dados sobre o desenvolvimento do seu bebê são também fornecidos nesse momento. É comum apenas nessa fase muitas mães respirarem de alívio em relação ao desenvolvimento saudável do seu bebê! Tudo vai depender da serenidade com que a gestação é encarada.

Conexões neuronais responsáveis pela memória estão se estabelecendo

As ligações nervosas estão as estabelecendo a uma velocidade incrível e as funções mentais estão se ativando gradualmente. Funções cerebrais responsáveis pelos diferentes sentidos estão se desenvolvendo e o seu bebê parece que, a cada dia que passa, tem uma noção do meio envolvente cada vez maior e mais nítida.

Sistema muscular continua a fortalecer-se

O controle de todos os movimentos é cada vez maior, mãozinhas a abrir e fechar, pés a movimentar-se, numa dança constante. Os músculos estão a amadurecer e estão cada vez mais fortes.

Seu bebê precisa de muito ferro

O ferro é essencial na produção de glóbulos vermelhos e o seu bebê está precisando, mais do que nunca, de um reforço desse elemento tão importante para o bom funcionamento e desenvolvimento do organismos. Promova uma alimentação rica em carne, peixe, feijão, lentilhas e espinafres. Se, por algum motivo, achar que a sua dieta não está suprindo as suas necessidades de ferro, converse com seu médico obstetra. Ele poderá prescrever um suplemento.

Alguns orgãos ainda precisam de um pouco mais de tempo até estarem preparados para o nascimento

Apesar de muitos dos sistemas já estarem a funcionar a todo vapor, outros ainda precisam de uma maturação que vai demorar mais algumas semanas. É o caso dos pulmões, que ainda estão bastante imaturos nessa fase. Na hora do parto, eles serão fundamentais para sinalizar o momento certo para nascer. Apesar de os olhinhos já distinguires luminosidade e escuridão, as pálpebras ainda se encontram fundidas e, por isso, eles permanecem fechados

Como assim, saiu leite do meu peito?

Algumas gestantes observam a saída de pequenas quantidades de um liquido branco no seio. Na realidade não se trata de leite de verdade, mas sim colostro. É o colostro que vai alimentar o seu bebê nos primeiros dias de vida. Não é maravilhoso como, gradualmente, todo o seu corpo se prepara para a chegada do seu bebê?

Existem outros sinais físicos típicos de gravidez, como é o caso do surgimento da leucorreia, uma secreção vaginal característica da mulher gestante.

Aproveite para namorar bastante nessa semana

Quando tudo corre bem e você usufruiu de uma gravidez saudável em toda a sua plenitude, namorar e sexo são altamente aconselhados. Para além de melhorar a disposição global da gestante e do casal, é uma boa maneira de manter uma atividade física. Contudo, é possível que tenha que surgir alguma criatividade no que toca a posições. A barriguinha já pesa um pouco e o conforto e segurança devem ser uma prioridade.

As contrações de treinamento podem começar já essa semana

Já ouviu falar de contrações de Braxton Hicks? Se você é gestante, com certeza já ouviu falar. Não se tratam de contrações reais, como as que são sentidas durante o parto. Contudo, elas também são conhecidas como contrações de treinamento.

Exercite-se, com especial atenção na sua coluna

A gestante pode e deve continuar a praticar exercício físico. No entanto, é essencial que o profissional de condicionamento físico conheça as necessidades da gestação em toda a sua dimensão. É importante que a coluna seja bastante protegida de exercícios de alto impacto. Alguns espaços dispõem de opções para gestantes bastantes convidativas que aliam exercício, com bem-estar da mente. É o caso do yoga para gestantes, por exemplo.

Se você não gosta de academias ou espaços afins, a caminhada é sempre uma ótima solução. Dessa forma, você consegue colocar o seu corpo em sintonia com a natureza e daí só podem advir estados emocionais saudáveis e positivos.

Não menos importante é a preparação dos músculos do assoalho pélvico para o parto. Algumas profissionais, como é o caso de uma doula, dispõem de conhecimentos que podem ajudá-la nesse tipo de exercício.

E não esqueça, não inicie nenhuma atividade da qual o seu médico obstetra não tenha conhecimento.

As idas ao banheiro aumentam

A frequência urinária começa a alterar-se, normalmente, na 20ª semana. É normal e você terá que se habituar a essa nova realidade. Com o avanço da gestação esse ponto ficará ainda mais marcado. Se por algum acaso, a azia voltar, tome alguns cuidados com a alimentação e você verá resultados satisfatórios também nesse campo.

Ademais, curta cada momentinho dessa barriga maravilhosa!