21 semanas de gestação

Spread the love

Seu bebê já te ouve com bastante nitidez dentro da barriga. O ouvido do seu bebê tem vindo a desenvolver-se de forma surpreendente nas últimas semanas, mas a 21ª semana é um marco em termos auditivos. As pesquisas mostram que a estimulação sonora do bebê na barriga pelos seus pais pode ser bastante proveitosa para ele e para o seu desenvolvimento.

Converse com ele, fale das suas expectativas e medos e deixe ele saber tudo o que está acontecendo com você. Assim, ele ficará mais tranquilo quanto aos seus receios e abalos emocionais. Conte uma história que seja prazerosa para você. Alguns estudos revelam uma correlação entre sons ouvidos dentro e fora da barriga e o vigor da mamada. Ler um livrinho para ele é um sinal de amor!

O sistema digestivo do seu bebê já está funcionando

Apesar de ainda não estar completamente pleno das suas funções, o sistema digestivo do seu bebê começou as suas funções. Ainda falta um pouco para que ele esteja maduro, aliás, isso só irá acontecer alguns meses após o nascimento. Os movimentos do intestino estão começando a ocorrer numa dança de contração e relaxamento. O bebê já consegue engolir o líquido amniótico e todo esse movimento sincronizado está permitindo o desenvolvimento correto do sistema digestivo.

Seu médico já consegue ouvir os batimentos cardíacos com um estetoscópio

O coração do seu bebê bate a um ritmo cada vez mais forte e já é possível ouvi-lo com a ajuda de um estetoscópio. Não é maravilhoso? Tire partido de cada um desses pequenos momentos, cada batida, cada som, cada movimento. As memórias do seu bebê na barriga são eternas e, com o passar dos anos, elas serão sempre lembradas com uma doçura infinita.

Fique sabendo que o sistema nervoso continua estabelecendo cada vez mais ligações e que todos os órgãos estão se formando a pleno gás!

Os movimentos do seu bebê são intencionais a partir dessa semana

O sistema nervoso está trabalhando em sincronia com os músculos. Por esse motivo, os chutes que você sentir já têm uma intenção e não são movimentos totalmente aleatórios. Se você estiver numa posição que não seja a indicada para o seu bebê, ele com certeza irá sinalizar e indicar-lhe que é necessário que você se ajuste para ele ficar mais confortável. Ou seja, vocês estão se comunicando fortemente e começa a existir uma sinergia visível entre mãe e bebê.

Estou sentindo uns pulinhos na minha barriga! O que é isso?

Fique calma, é normal: seu bebê está soluçando! Na verdade, os soluços são essenciais ao desenvolvimento dos sistemas respiratório e digestivo. Para além disso, ele continua treinando os movimentos de sucção com o auxílio de dedos e boca.

Seu bebê já dorme e acorda

Você já não o sente se movimentando na sua barriga faz tempo? Não fique preocupada, porque provavelmente ele estava dormindo ou descansando. É verdade: ele dorme e acorda como se fosse um recém-nascido. E na dúvida existe sempre a técnica do chocolate para despertá-lo. Coma um doce e aguarde uns minutos: a magia irá acontecer.

A pele do seu bebê está cada vez mais resistente

As quatro camadas que constituem a pele já estão formadas. As minúsculas pregas em seus dedinhos que no futuro serão as impressões digitais já estão surgindo. Gêmeos têm a mesma impressão digital, você sabia?

Seus olhinhos começam a treinar a abertura

As pálpebras estão ansiosas por abrir e conhecer o mundo de uma forma nunca antes imaginada. Nessa semana começa esse treino, mas ainda de forma bem tênue.

Seu companheiro deve estar festejando, porque a vontade de namorar aumentou!

Aproveite para namorar muito, porque é normal você sentir o desejo sexual a aumentar de semana para semana. Não poupe em jantares românticos e banhos a dois, porque em breve o seu tempo para se dedicar à paixão vai diminuir bastante. Aproveite e relaxe. Apenas em alguns casos raros as relações sexuais são desaconselhadas na gravidez.

Continue caprichando na sua alimentação

Cuide de você e se nutra de forma saudável e completa. Invista numa dieta rica em ômega-3. Você poderá encontrar esse nutriente em peixes, como atum e salmão, e também alguns crustáceos. Opte por produtos de qualidade, em detrimento da quantidade.

Você sabia que alguns estudos demonstram uma relação entre a qualidade da alimentação durante a gravidez e a redução da depressão pós-parto? Não pense que esse é um problema que só acontece com outras pessoas. Seja rigorosa em relação ao seu bem-estar.

É o momento de se planejar financeiramente para a chegada do seu bebê

Por muito que essa seja uma fase mágica, é fundamental pensar em algumas questões de índole prática. É muita a excitação e facilmente você sairá comprando tudo o que lhe aparecer pela frente. Faça uma boa pesquisa e seja bem criteriosa no momento de comprar. Acima de tudo, seu bebê vai precisar de amor e muitos itens são depois avaliados como desnecessários.