13 semanas de gestação

Spread the love

Seu bebê só cresce! Ele está tão quentinho na sua barriga e se sente como um peixe na água! E ele aproveita bem desse espaço enorme! O tamanho de seu bebê é de mais ou menos 5 cm e pesa cerca de 14 gramas, quase uma meia banana.

A cabeça ainda está grande, ela representa um terço do corpo. A coluna vertebral se desenvolve pouco a pouco. Já dá para notar que o nariz está no meio do rosto, suas narinas principalmente. Como o pescoço já está desenvolvido, ele já pode mexer a cabeça com mais facilidade. Se vira para todos os lados!

Seu bebê está mais sensível às suas atenções. Os carinhos da mamãe e do papai através da barriga o acalmam. As orelhas e os olhos estão posicionados certinho. Seu bebê toca o cordão umbilical e tem a impressão que ele está brincando.

Ele se mexe tanto que até parece um ginasta! Os 27 ossos da mão já estão formados e em breve seu bebê vai começar a chupar o dedo! Que graça! Agora seu bebê abre os dedos e mesmo a boca, ele se prepara para mamar. Ele poderá até chupar os membros!

Grande novidade dessa semana: seu bebê bebe o líquido amniótico! Não se assuste! Seus rins o eliminam em seguida. E como ele inala e exala o líquido, este exercício vai ajudá-lo a desenvolver os alvéolos de seus pulmões, tão grandes e frágeis.

Ele começa a descobrir a sensação do gosto. O sabor do líquido amniótico muda de acordo com sua alimentação. Então, escolha somente os bons alimentos!

Os órgãos começam a funcionar: o fígado secreta a bílis, o pâncreas produz a insulina e os rins produzem a urina e eliminam o que não serve.

As articulações e os ossos estão cada vez mais rígidos. Como a bexiga está funcionando direitinho, seu bebê faz xixi quase de meia em meia hora. Os pulmões ainda estão se desenvolvendo.

O bebê já reconhece e responde a estímulos. Consegue ouvir os sons e as vibrações produzidas pelo corpo da mamãe. Você sabia que se seu bebê for um menininho já é possível ver? Sabe por quê? Porque o pênis já está formado.

Como a mamãe se sente?

Agora sim a barriga aparece! Seus quadris estão ficando mais largos. É lógico que suas roupas não entram mais. Comece logo a renovar seu guarda-roupa. Continue hidratando sua pele, que deve estar seca.

Os enjoos e a azia praticamente acabaram. Que maravilha! Seu útero continua a crescer e parece uma laranja.

Com um fluxo sanguíneo mais intenso e uma pressão arterial mais baixa, algumas mamães podem ter vertigens. A libido reaparece e os casais podem voltar à sua vida sexual.

Cuidado com aquela ideia de comer por dois! Isso pode causar aumento de peso, que não é bom para a mamãe como também para o bebê, no nascimento.

Mesmo que o parto ainda esteja longe, seus seios começam a fabricar o colostro, o líquido que alimentará e nutrirá seu bebê desde os primeiros dias, antes do leite aparecer. Ah! Continue fazendo qualquer tipo de exercício físico!

Na ecografia, que talvez seu médico te peça, você vai poder ver suas expressões faciais. Um ultrassom 3D é genial! Você consegue ver todos os detalhes.

Dicas

A partir dessa semana, é recomendável a ingestão de cálcio, presente em iogurtes e queijos, para proporcionar um bom crescimento dos ossos do bebê.

Se, por acaso, você for diabética, examine sempre sua glicemia!Vá a um oftalmologista, pois, devido aos hormônios, você poderá ter alguma dificuldade na visão.Não se esqueça! Se trabalhar, comunique logo ao seu chefe sobre a gravidez!

Não custa nada, apesar de estar longe ainda, dar uma pesquisada nos tipos de parto que existem. Aí você terá bastante tempo para pensar e se decidir!