11 semanas de gestação

Spread the love

Você, que está entrando na 11a semana, vai perceber que sua barriga está ficando mais redonda e, se você se olhar de perfil, já conseguirá notar a diferença!

Seu bebê

Seu bebê continua crescendo. Já está com mais ou menos 5 centímetros e pesando umas 10 gramas. Seus ossinhos estão se formando, assim como a coluna vertebral.

Você sabia que o bebê começa a gerar seus próprios glóbulos vermelhos? E já começa também a produzir a urina. A cabeça ainda é maior que o resto do corpo, um pouquinho desproporcional, mas todos seus órgãos estão mais e mais harmoniosos.

O perfil de seu pequeno ou pequena vai se desenhando: nariz, queixo e olhos. Pouco a pouco seu rosto toma forma. As pálpebras recobrem agora os olhos e os lábios estão mais definidos. Seu bebê já abre e fecha a boca. As células nervosas se multiplicam muito rapidamente. Você sabia que 10.000 neurônios nascem a cada minuto?

A ligação do cérebro e dos músculos fazem com que ele tenha movimentos involuntários, mas você ainda não pode senti-los. Seu coração bate entre 110 e 160 pulsações por minuto. O intestino já se separou do cordão umbilical e já está instalado no abdômen. Seu estômago tem um tamanho de um grão de arroz. Como pode, né?

A partir dessa semana, a maioria dos órgãos vitais começam a funcionar e as mãos e os pés também estão se desenvolvendo. Seu bebê já pode abrir e fechar a boca.

Ele se mexe cada vez mais, mas que pena você ainda não pode sentir! Mas logo logo vai poder ter essa sensação maravilhosa! Parece que está nadando em uma piscina.

Seu bebê está coberto por uma fina penugem, que se chama lanugo, a qual vai proteger sua pele contra a umidade e assim manter sua temperatura corporal.

Se você estiver esperando um menino, seus testículos começam a produzir o hormônio masculino, chamado testosterona.

Como a mamãe se sente?

Você, que perdeu o apetite no começo da gravidez, hoje está com mais fome do que o habitual. Normal, né? Mas cuidado com os excessos! Lembre-se que é recomendado aumentar de 9 a 13kg durante toda a gravidez.

Cuidado com o que você come ou ingere, viu? Porque tudo vai para seu bebê. É pela placenta que ele vai receber os nutrientes necessários à sua alimentação. Então, procure se alimentar bem porque seu filho vai precisar. Ah, e não tome nenhum remédio sem falar com seu médico antes.

Pode ser que aqueles deliciosos e “loucos” desejos comecem a aparecer. Tomara que sejam fáceis de serem realizados e torça para não ser naquela hora em que tudo está fechado.

Você está sentindo seu coração bater mais rápido? Às vezes sem fôlego? Não se assuste. Isso acontece por causa da maior quantidade de sangue, seu coração trabalha mais. Relaxe e procure descansar! Você pode tudo!

Aos pouquinhos, aquele medo de aborto espontâneo vai passando.

Pode ser que seu médico te peça um exame, chamado translucência nucal, para verificar se tem algum problema genético, como a síndrome de Down. Com certeza você está nervosa com tudo isso, mas é importante fazer.

A taxa de acidez da sua saliva aumenta muito durante a gravidez e o risco de cáries nos dentes também aumenta. Não se esqueça de marcar uma consulta com seu dentista. Para se proteger disso, dê uma atenção especial à sua higiene bucal e tenha uma alimentação bem saudável.

É possível que sua respiração fique mais rápida e que você comece a transpirar mais do que o habitual.

Seu sentido de olfato estará mais sensível e suas glândulas salivares produzirão mais saliva. Às vezes você poderá sentir um leve gosto de ferro. Tudo isso é perfeitamente normal, não se inquiete!

Dicas

Por causa dos hormônios, sua pele pode ficar mais ressecada. Então, procure mantê-la sempre hidratada.

Continue a se alimentar bem e beba pelo menos 2 litros de água por dia!

Atenção com o sol! Não se esqueça do filtro solar, a qualquer hora do dia.

Os hormônios também podem causar sangramento das gengivas. Por isso, dê uma atenção especial aos seus dentes.

Se por um acaso você trabalha, está na hora de comunicar ao seu chefe, porque não vai dar mais para esconder a barriga.