39 semanas de gestação

Spread the love

Hoje em dia é considerada gravidez “a termo” a partir de 39 semanas de gestação, isso significa que, a partir dessa semana, o bebê está totalmente pronto para nascer e todos seus órgãos estão desenvolvidos.

Antes se considerava gestações “a termo” a partir de 37 semanas, mas sabe-se que essas duas semanas a mais no útero são benéficas para o melhor desenvolvimento do cérebro e pulmões do bebê, que será menos propenso a desenvolver certas complicações de saúde, como, por exemplo, problemas respiratórios.

O bebê continua engordando

Durante essa semana, o bebê continua armazenando uma camada de gordura abaixo da pele para regular sua temperatura corporal depois do nascimento e aquelas dobrinhas típica continuam a aparecer.

Seu peso ao nascer não deve variar muito do que está agora e o bebê continua recebendo nutrientes e anticorpos que irão protegê-lo do ambiente externo.

Apesar do pouco espaço, o bebê continua se mexendo

Embora esteja bem apertado dentro do útero, o bebê continua se mexendo. Se você achar que os movimentos pararam, consulte um médico, mesmo que o mais provável seja o bebê estar apenas dormindo.

Os olhos do bebê estão abertos

Todos os traços faciais estão formados e seus olhos estão abertos. É provável que ele tenha a cabeça cheia de cabelos, por mais que alguns bebês nasçam carecas.

Posição do bebê

O bebê está posicionado com a cabeça em direção à sua pelve, isso pode ter ocorrido já há algumas semanas. Se ele não se encontra nessa posição, é provável que seu médico sugira uma cesariana.

Com o bebê nessa posição, fica mais fácil para a futura mamãe respirar, já que alivia a tensão abaixo da caixa torácica, porém o peso do bebê começa a pressionar sua bexiga e você precisa ir ao banheiro com mais frequência.

Deixe a mala da maternidade pronta

Seu bebê já está pronto para nascer, por isso deixe a mala da maternidade preparada, confira e veja se tudo que irá precisar está lá.

Aproveite esse tempo que falta até o bebê nascer com sua família, mantenha a calma, por mais que esses últimos dias pareçam uma eternidade para passar.

Mudanças no corpo da gestante na 39ª semana

As mudanças no corpo da gestante não diferem muito das que ocorreram nas últimas duas semanas. Seu peso provavelmente permanece o mesmo, as falsas contrações continuam e podem aumentar de frequência, preparando seu corpo para o parto.

Você provavelmente estará se sentindo mais desconfortável, inchada e cansada, por isso é recomendável que descanse e tente dormir sempre que possível, já que em breve terá seu bebê nos braços.

Consultas no obstetra

Nas consultas, seu médico verificará o crescimento e a posição do bebê e fará um exame interno para ver se há dilatação no colo uterino.

Faça as perguntas que achar necessárias e não hesite em procurar o médico caso ache que é a hora do parto, mesmo que seja um alarme falso.

Sinais de trabalho de parto

A partir da 39ª semana, seu bebê já está pronto para nascer e você deve estar atenta aos sinais de trabalho de parto.

Embora seja difícil de prever exatamente o dia, alguns eventos, como a perda do tampão mucoso, indicam que o parto está próximo, mas ele pode começar a sair um ou dois dias depois, ou até uma semana antes do trabalho de parto.

Contrações fortes, acompanhadas de dor em intervalos regulares e cada vez mais curtos, dor na região lombar e rompimento da bolsa, são sinais de que você deve procurar seu médico, pois o parto está próximo.

Deve-se ir para o hospital quando as contrações durarem aproximadamente um minuto e vierem a cada 5 minutos. Considere, no entanto, o tempo de deslocamento até o hospital, por isso é aconselhável que quando se identificar contrações intensas e regulares a cada quinze minutos aproximadamente, se dirigir ao hospital.