14 semanas de gestação

Spread the love

Pode parecer impossível, uma vez que tenha percebido que estava grávida bem recentemente, mas a verdade é essa: seu bebê já tem cabelo. Na verdade, o termo técnico é lanugo e não se localiza apenas na cabeça, mas no corpo todo. O lanugo atua como uma penugem protetora da pele do bebê e irá ser extremamente importante ao longo de toda a gestação. Normalmente, antes do parto, essa penugem fina desaparece.

Começa a verificar-se atividade muscular

Nessa semana alguns músculos começam a exercitar-se. Na verdade, isso acontece porque o cérebro está desenvolvendo novas aptidões e já consegue enviar comandos específicos para diferentes partes do corpo.

Os dedinhos já abrem e fecham como se treinassem para segurar objetos, a testa já demonstra algumas expressões como o franzir, a boca e língua sincronizam-se naquilo que pode parecer uma careta. Se você fizer ultrassom nessa semana e estiver num dia de sorte, é possível que consiga um registo do seu bebê chupando o dedo.

A fisionomia está ganhando forma rapidamente

Nessa fase, as bochechas e nariz estão despoletando já com uma forma bem parecida ao que ficará no futuro. Numa observação mais atenta, é possível notar até as sobrancelhas.

É também possível ver o pescoço, o que é um acontecimento bastante relevante. Ocorrem os primeiros sinais do alargamento dos braços e pernas que, em breve, estarão totalmente proporcionais ao resto do corpo.

Menino ou menina – as diferenças estão ai

Se você estiver esperando um belo menino, então a próstata está começando a se formar. Por outro lado, se foi agraciada com todo o poder do feminino, é o momento em que os ovários descem até à pelve.

As surpresas não ficam por aqui: as papilas gustativas já estão em atividade

Hoje você decidiu se acabar em brigadeiro? Não tem problema, gravidez é assim mesmo. O mais interessante de tudo é que seu bebê já percebeu que você comeu algo bem doce. As papilas gustativas estão funcionando e ele já consegue distinguir os sabores.

A ciência chega a afirmar que os hábitos alimentares da mãe durante a gestação irão definir também algumas preferências do bebê. O importante é continuar mantendo uma alimentação saudável. Alguns exageros não têm problema nenhum, desde que não virem hábitos.

A mãe precisa estar atenta, mais do que nunca, à alimentação

Os hormônios da gravidez afetam todo o funcionando do organismo da mãe e o intestino não foge a todas essas alterações. Provavelmente, você está começando a sentir alguma obstipação, resultado de um funcionamento mais lento do seu intestino, e isso causa um enorme desconforto e mau estar. Mas não fique estressada, há solução para tudo! Primeira coisa: beber água, muita água.

Mantenha o seu corpo sempre hidratado, porque você vai precisar se alimentar com uma dieta rica em fibras. Inclua no seu cardápio muitas frutas, vegetais e verduras. O importante é manter o binómio fibras-hidratação bem balanceado para obter os resultados pretendidos. A prática de exercícios físicos regulares adequados à fase da gravidez em que se encontra irão também ajudar o seu intestino a funcionar melhor.

Fique mais atenta: você já pode sentir o seu bebê

O seu bebê já se movimenta faz tempo, mas agora ele tem o tamanho ideal para que você possa senti-lo. Fique atenta, em silêncio e concentrada e deixe o seu instinto funcionar. Não são gases: é o seu bebê dando um show de dança aquática dentro da sua barriga.

São movimentos imperceptíveis para os demais, mas você pode começar a curtir desde já. Não deixe de comentar com o seu médico obstetra essas sensações.

Se ainda não ganhou peso considerável, a partir de agora é melhor se cuidar

Essa é a semana, por excelência, do início do ganho de peso e não tem problema algum, é normal. Contudo, é importante que você mantenha um estilo de vida saudável, se alimente de forma adequada, priorizando refeições leves, naturais e diversificadas. Não deixe de praticar atividades físicas, mas sempre sob orientação do seu médico.

Você está ainda mais bonita

Não desanime! Os hormônios também vão estar a seu favor: a sua pele e o seu cabelo estão com uma luminosidade diferente e todos irão notar.

Outras alterações também poderão ser visíveis já nessa semana: as aréolas dos mamilos estão maiores e algumas mulheres poderão observar a línea negra tão característica da barriga de grávida. Essa linha de coloração mais escura vai do topo do abdômen até ao osso pubiano e surge de um aumento de melanina produzido.

Importante também fazer uma visita ao dentista: as gengivas experimentarão mudanças e um seguimento de perto é essencial.

Pode começar alguns preparativos para a chegada do seu bebê, as semanas vão voar e o ideal é preparar tudo com calma.