15 semanas de gestação

Treino de sucção começa com o líquido amniótico

Assim que nasce, o bebê tem o instinto natural de mamar. Contudo, essa habilidade é treinada e desenvolvida ao longo de toda a gestação. O início dos exercícios de sucção começa agora e o líquido amniótico é usado como substituto do leite. E o mais interessante de tudo: ele consegue sentir o sabor!

Fique bem atenta a pequenos movimentos: podem ser soluços

Algumas mães já conseguem sentir alguns movimentos do bebê, mesmo que, às vezes, eles possam ser confundidos com gases. Talvez até você possa acordar durante a noite com algum movimento mais animado. Se, em algum momento, a mamãe sentir uma impressão bem suave, curta e regular, podem ser soluços. Mas o soluço não acontece apenas devido à existência de ar? A resposta é não. A traqueia, como tantos outros órgãos, precisa exercitar-se e, nesse caso, mesmo preenchida de líquido, ela se movimenta como se de um exercício respiratório se tratasse.

Braços e pernas continuam crescendo

Todas as articulações estão operando. Braços e pernas estão se desenvolvendo e agora é o momento de eles começarem a se dimensionar corretamente. Os dedinhos já têm unhas totalmente formadas.

Menino ou menina?

Está ansiosa por saber o sexo do bebê? Se você estiver com ultrassonografia marcada para essa semana e se o profissional não tiver medo de arriscar, talvez você já consiga ter informações do sexo. Os órgãos genitais estão desenvolvidos o suficiente para poderem ser distinguidos, apesar de não haver 100% de certeza ainda.

Seu filho consegue ver diferenças do dia e da noite
Incrível não é? Mas é verdade: o feto começou agora a desenvolver sensibilidade à luz e dentro da barriguinha ele consegue distinguir diferentes luminosidades.

Exames médicos mais complexos já podem ser feitos

Mulheres com idade superior a 35 anos ou pertencendo a grupos de risco para problemas congénitos são indicadas e direcionadas para fazer alguns exames médicos adicionais. Se existir alguma deformação do feto, ela pode ser detectada com um exame designado por amniocentese.

Síndrome de Down e outras síndromes análogas podem também ser detectadas com esse exame e testes complementares. Fique tranquila: são casos extremamente raros e o seu médico será o seu melhor parceiro para orientá-la e informá-la.

O bebê já brinca!

E sabe qual é o brinquedo com o qual ele faz a maior farra? O cordão umbilical: ele aperta, puxa e toca nele vezes sem conta.

Os inconvenientes sintomas de gravidez fazem parte do passado

Sabe aquele desconforto e mal-estar constante que fizeram você suspeitar da gravidez? Pois bem, esses sintomas fazem parte do passado. Nesse momento você vai viver a fase mais bela da gestação.

A barriguinha já está bem pronunciada, você ganhou algum peso, mas nada que possa fazê-la sentir-se incomodada, e é um orgulho exibir esse estado de alma! Sinta-se bonita, pois é assim que os outros estão vendo você. Aproveite o sol e o ar livre sempre que possível e viva cada momentinho dessa fase tão especial.

Não fique ansiosa se ainda não sentiu o bebê mexer

Existe uma inquietação, mais do que justificada, para sentir o movimento do bebê. Essa é, realmente, uma sensação única. Contudo, o momento em que essa experiência ocorre pela primeira vez, varia muito de mulher para mulher, se é ou não a primeira gravidez, entre outros fatores.

Não fique pensado nisso o tempo todo e se distraia com outras coisas. Em alguns casos, só na 20ª semana de gestação se sentem os primeiros movimentos. Fale com seu médico se algo a estiver estressando.

Cuide do seu sistema imunitário

A gravidez não protege contra nenhuma doença e por isso é tão importante a gestante cuidar de si com atenção redobrada. A grávida está mais propensa ao contágio de infecções, resfriados, etc.

Procure um nutricionista especializado em gestação e comece uma dieta rica em alimentos que fortaleçam o seu sistema imunitário. Se continuar a sentir-se sonolenta, ouça o seu corpo: dormir e comer de forma equilibrada são comportamentos essenciais para se manter saudável.