O bebê de 9 meses

O bebê de nove meses já provou vários sabores novos e a cada momento quer descobrir mais coisas.

O bebê de 9 meses

Ele está muito próximo da fase de andar. Algumas crianças chegam a dar os primeiros passos com a ajuda de alguém, enquanto outras já conseguem andar sozinhos apoiados na parede.

Crescimento

Nessa idade, o bebê já se senta sem auxílio e tem uma considerável firmeza na coluna.

Ele se diverte imitando os sons das pessoas que o rodeiam, balbucia palavras incompreensíveis, altera o tom e o volume, tal qual fazem os adultos.

Aos nove meses, já é possível que o bebê comece a dizer as primeiras palavras. Sabe-se que pode ser inteligível, entretanto, para o neném, faz com que ele esteja inserido no mundo dos adultos. 

Caso queira estimular a fala do bebê, repita várias vezes e em voz clara e audível os nomes das pessoas que o rodeiam e o nome dos objetos que ele mais gosta. Faça isso sempre olhando de frente para ele. Logo, ele irá imitar o movimento dos lábios.

Agora que o bebê completou nove meses, ele está pronto para receber a primeira dose de uma vacina que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, a tríplice viral.

Alimentação

A partir de agora, é possível introduzir o tomate na refeição, por exemplo. Contudo, é fundamental destacar que o pediatra possui um papel decisivo no que se refere à inserção de novos alimentos.

A ordem e o tempo dessa inserção podem variar por diversos fatores, no entanto, o objetivo é sempre o mesmo: conseguir que o bebê se habitue gradativamente aos novos sabores e dirimir o risco de alergias.

Caso os responsáveis julguem ser necessário dar vitaminas ao bebê, sugerimos que o pediatra seja consultado previamente. Nessa conversa, os pais devem relatar em que consiste a alimentação do bebê e a razão de tal desejo.

Sono

Um bebê de nove meses dorme cerca de 14 horas por dia e pode incluir sestas ao longo do dia.

Na hipótese de o neném estar enfrentando problemas para dormir, utilize algumas técnicas, como uma canção de ninar, por exemplo. As crianças se sentem mais seguras quando sabem o que esperar.

Caso queira que o bebê durma de maneira independente, é fundamental proporcionar essas oportunidades para ele. Nesse sentido, ao invés de niná-lo na hora de dormir, deixe-o adormecer por si próprio e coloque na cama apenas quando estiver sonolento.

Bem-estar

Normalmente, entre os oito e dez meses, começam a aparecer os incisivos laterais superiores. Cabe lembrar que os incisivos centrais já devem ter feito o seu aparecimento.

É do conhecimento de todos que chupar dedo é natural para um bebê. Além de ser instintivo, é uma fonte de prazer e consolo para o bebê. No entanto, se o neném permanecer com essa prática por um longo espaço de tempo, a forma da arcada dentária pode ser alterada e isso poderá ocasionar uma oclusão.

Emoções

Muitos pais ficam eufóricos quando veem que o bebé está começando a andar e se perguntam: devo colocar sapatos no bebê? Grande parte dos médicos acreditam que sapatos não são necessários, a menos que o neném vá para a rua.

Lembre-se que andar descalço não só fortalece o peito e os músculos do pé, mas também colabora com o equilíbrio.

Desenvolvimento

Ajude o bebê a se sentir mais confortável e à vontade quando estiver em meio a muita gente. Estimule-o a ir no colo das pessoas.

Se ele chupa o dedo frequentemente, dê uma chupeta para acalmá-lo em situações que exijam calma. A sucção é uma das únicas maneiras que os bebês conhecem para se tranquilizar.

No que versa sobre viagens, a rotina do neném de 9 meses pode sofrer um grande impacto. Sendo assim, caso esteja planejando viajar, tenha em mãos uma série de objetos para distraí-lo durante o percurso, bem como livros, brinquedos que fazem barulho, bola e ursos de pelúcia, sobretudo os que ele tem preferência.

No auge dos 9 meses, o bebê adora puxar a toalha da mesa, abrir portas dos armários de cozinha e espalhar tudo o que encontra pela frente, haja vista que ele tem mais força nos braços. Nessa perspectiva, é essencial que os pais tomem algumas medidas, como proteger fios elétricos expostos e deixar substâncias inflamáveis vedadas e longe do alcance do bebê.

Entretenimento

Um bebê de 9 meses, além de ser capaz de brincar sozinho, consegue se divertir com qualquer objeto que esteja à mão. Entretanto, uma criança não deve ser deixada sozinha rodeada de brinquedos sob nenhuma hipótese. No momento das compras, é primordial verificar o selo de qualidade que, por sua vez, deve estar visível na embalagem. A faixa etária é outro fator que merece atenção dos responsáveis. A atenção com esses aspectos manterá o seu bebê longe de possíveis problemas, como soltar uma peça, por exemplo.