Dormir, acordar, chorar, mamar, sujar a fralda, dormir de novo, acordar, chorar, não necessariamente nessa ordem. Essa é a rotina de um bebê nessa fase.
Ele chegou há menos de um mês e já mudou completamente a sua vida. O seu tempo é todo dele. E a rotina da casa também. E mesmo com um pouquinho de cansaço, você nunca foi tão feliz.



Nas primeiras semanas, mesmo com ajuda do papai ou da vovó, a pessoa mais importante na vida do seu bebê é você. Tudo o que ele precisa é se sentir cuidado e protegido. Aproveite, porque o tempo passa muito rápido. Quando menos você esperar, ele já vai estar se movimentando pela casa. Enquanto isso não acontece, veja tudo o que você deve esperar do desenvolvimento do seu bebê nos próximos 15 dias.
O soninho do bebê de 15 dias
O sono do bebê é sagrado e essencial para seu desenvolvimento, pois é quando seu organismo secreta o hormônio do crescimento.
Nessa fase, ele dorme de 16 a 18 horas por dia. Mesmo assim, cada um tem seu ritmo. Estando confortáveis e alimentadas, algumas crianças dormem a noite toda. Outras, que têm sono mais leve, acordam várias vezes, seja para mamar ou porque precisam de atenção. Não existe uma fórmula mágica para mudar isso da noite para o dia.
Você pode estimular o sono com banho morninho, massagem relaxante ou música suave. E tenha paciência, pois, com o tempo, tudo se normaliza e você também vai poder dormir mais tranquila.
A alimentação do bebê de 15 dias a 01 mês
O único alimento que ele necessita até por volta dos seis meses de idade é o leite materno, que contém anticorpos que irão protegê-lo de várias doenças e infecções.
Mesmo que você precise criar uma rotina de horários, lembre-se que, no começo, a criança deve mamar e dormir sempre que tiver vontade.
Geralmente, isso acontece com intervalos de três a quatro horas. Não se preocupe, pois o “reloginho” interno dele irá anunciar a hora de mamar.
Muita calma nessa hora
Nessa altura, o seu bebê já se acostumou a pegar o seio e você também já está mais tranquila com o processo. Mesmo assim, ter um cantinho confortável, ambiente fresco e silencioso fazem toda a diferença.
Após a mamada, é comum o bebê dar golfadas e espirrar. Não se esqueça de colocá-lo para arrotar. Segure-o na posição vertical, com a cabeça próxima a seu ombro e dê leves toques em suas costinhas.
Assim como ele “avisa” quando quer mamar, também sabe quando parar. Caso note alterações em seu comportamento, consulte o pediatra. Mas se isso não estiver interferindo no seu peso, respeite sua natureza.
Bebê com cólicas: o que fazer
Ao mamar no seio ou mamadeira, o bebê pode “engolir” ar, o que pode resultar nas famosas cólicas, que incomodam a criança e tiram o sono das mamães.
As cólicas são comuns a partir dos 15 dias de vida e ocorrem porque o intestino ainda está se desenvolvendo. Esse desconforto diminui com o tempo e geralmente acaba após os três meses de idade.
Para aliviar
Coloque o bebê em contato com o calor do seu corpo ou faça compressas quentes na barriguinha para ajudar amenizar a dor e o desconforto. Flexione as perninhas dele suavemente, para ajudar a eliminar os gases ou estimular a evacuação.
Trocando a fraldinha
Nessa fase, o seu bebê faz, em média, seis xixis e três cocôs por dia. Como ele só ingere leite, suas fezes são pastosas, de cor castanha ou amarelada. Prepare-se para trocar fraldinha várias vezes ao dia. Limpe com algodão e água morna ou lenços umedecidos e proteja a pele dele contra assaduras.
O pediatra
Ele é o seu grande parceiro nos primeiros anos do seu filho. Além de avaliar o peso, crescimento e saúde do bebê, irá orientar sobre vacinas e tirar muitas dúvidas que você tem nos cuidados com seu filho. Não hesite em procurá-lo sempre que sentir alteração no comportamento e saúde do seu bebê.
O peso do bebê de 15 dias a um mês
Veja, na tabela, o peso médio da criança nessa idade. Além do aleitamento, o desenvolvimento e ganho de peso do bebê também dependerão do fator genético da criança.
Peso | Estatura | Perímetro cefálico | |
Meninos | 4,3 kg | 55 cm | 37 cm |
Meninas | 4,1 kg | 52 cm | 36 cm |
O desenvolvimento do bebê de 15 dias a 01 mês
Quando ele chegou, era molinho e interagia pouco. Agora, a caminho do primeiro mês de vida, não é tão passivo quanto nos primeiros dias e já fez alguns progressos. Realiza pequenas interações com o ambiente e com pessoas, especialmente sua mãe, pai ou cuidadores. Acompanha os movimentos do recinto com o olhar. Aprendeu o poder do chorinho para manifestar desconforto. Também demonstra satisfação na hora do banho ou depois de mamar.
Acompanhe a evolução do seu bebê nessa fase
Comportamento
- Começa a esboçar sorrisos, mas ainda não direcionados.
- Demonstra prazer durante o banho.
- Assim como demonstra satisfação, também reage negativamente a barulhos e mudanças bruscas.
Visão
- Enxerga melhor de perto, a uma distância de 20 a 30 cm.
- Mesmo que sua visão ainda não esteja madura (enxerga imagens “borradas”), já fixa os olhos na mamãe.
- Diferencia luz e escuridão.
- Se sente mais atraído por pessoas do que objetos.
Movimentos/Tato
- Mantém as pernas e braços flexionados, as mãos quase sempre fechadas.
- Quando de bruços, tenta levantar a cabecinha
- Ao ser levantado da posição deitada, sua cabecinha pende ligeiramente para trás.
- Agarra seu dedo ou alguns objetos, mas ainda é instintivo.
- Mantém as mãos bens fechadas a maior parte do tempo devido ao reflexo de preensão.
Paladar
- Aprecia o leite materno por seu sabor adocicado.
- Já distingue sabores, porque o leite da mãe se altera, de acordo com o que ela ingere.
Audição
- A audição é um dos seus sentidos mais desenvolvidos.
- Presta atenção em vozes, reconhece a voz da mãe.
- Ao ouvir sons altos, se assusta. Procura saber de onde vem o som.
- Balbucia alguns sons.
Interações com o bebê de 15 dias
Nos primeiros meses, a criança registra mais atividade neurológica do que em toda a sua vida adulta. A evolução e aprendizado acontecem o tempo todo e, nessa fase, o bebê se sente uma extensão do corpo da mãe.
Essa ligação é muito importante para seu desenvolvimento físico, mental e emocional. Por isso, estimule ao máximo o seu bebê, de forma a desenvolver seus sentidos:
- Toque seu rosto, mãozinhas e pés, sempre que puder. Ele reagirá com alegria.
- Converse com ele olhando em seus olhos. O contato visual com a mãe o deixa mais tranquilo.
- Cante baixinho e converse com ele com suavidade – ele se acalma só de ouvir sua voz.
- Dê colo sempre que puder. Isso não estraga o bebê. Nesse período, o olfato é um dos sentidos mais apurados e o cheiro da mãe é reconfortante.
- Ao trocá-lo, dar banho ou fazer qualquer atividade, converse com ele e estimule-o com sons. Chame-o pelo nome. Tudo isso ajuda a desenvolver sua audição e fala.