O bebê de 10 meses

O bebê de dez meses já começa a mostrar como é seu temperamento.

O bebê de 10 meses

A partir do momento que consiga se equilibrar por conta própria, o bebê usará outros objetos como apoio, que podem ser desde o corrimão da escada a uma cadeira.

Crescimento

Por volta dessa idade, o bebê pode atingir um dos pontos mais almejados do seu desenvolvimento: os primeiros passos.

Ainda que seja apoiado nos móveis ou entrelaçado nos dedos do responsável, o bebê já consegue ter firmeza para ficar de pé.

Vale lembrar que, a partir do momento em que o bebê começa a se movimentar com autonomia, objetos perfurocortantes devem ser tirados do seu caminho, bem como tapetes que podem acarretar tombos, por exemplo.

A linguagem continua em desenvolvimento. Sendo assim, ele procura verbalizar tudo. Ainda que as conversas não tenham muito sentido, demonstre interesse por cada palavra. Tal atitude o ajudará na capacidade de comunicação.

Faz-se importante destacar que, embora os responsáveis devam conversar frequentemente, não devem forçar os bebês a falarem o tempo todo. Embora o neném inicie o processo de linguagem, ele seguirá o seu próprio ritmo. Portanto, faça com que isso seja natural. Procure falar o nome dos objetos que está usando nas refeições, o nome das pessoas ou os alimentos que estão sendo degustados, por exemplo.

Sono

O sono sempre será importante para os bebês. Eles precisam de uma série de rituais, sempre no mesmo horário para se sentirem seguros. Ademais, isso ajuda o neném a entender o que vai acontecer posteriormente.

Os rituais do sono podem fortalecer a estima do bebê e ajudar a sanar possíveis dificuldades para dormir. Aconselha-se que os pais não respondam ao primeiro choro. Dê a chance ao seu filho de adormecer sem a sua ajuda.

Alimentação

O bebê de dez meses já come alguns alimentos sozinho, como o biscoito, por exemplo. Isso acontece porque ele já tem firmeza nos dedos.

Considerando que o raciocínio do bebê está mais desenvolvido aos dez meses, se algum brinquedo cair e parar embaixo da cama, por exemplo, o neném tentará resgatá-lo.

Bem-estar

Enquanto o bebê está apenas andando, não é necessário o uso dos sapatos. Caso esteja frio, opte por colocar meias antiderrapantes com uma sola fina. Quando der os primeiros passos na rua, coloque os sapatinhos, sobretudo para proteger os pezinhos das irregularidades do solo e eventuais cacos de vidro.

É importante destacar que o sapato deve ser macio e flexível. Isso dará mobilidade ao bebê

Desenvolvimento

Aos dez meses, o bebê fica muito feliz quando os pais chegam em casa. As capacidades motoras já estão bem desenvolvidas e o neném já é capaz de engatinhar. Além disso, o bebê também começa a sacudir as mãos para acenar e andar de lado segurando a mesa. Ele é capaz, também, de engatinhar esticado usando os membros, com o bumbum para o alto e depois se levanta sozinho.

Grande parte dos bebês de dez meses gosta de imitar as pessoas, além de reunir alguns sons e sílabas para manter um diálogo com os pais.

Considerando que, com essa idade, o bebê já consegue imitar alguns sons, ele também é capaz de entender algumas proibições. Diante disso, quando o responsável disser “não” quando o bebê cuspir a refeição ou bater em alguém, ele conseguirá entender que aquilo é errado e não deverá repetir.

Emoções

Nessa fase, a conversa com o bebê é essencial. Uma forma positiva de estimulá-lo é repetindo as palavras que ele disser de uma forma adulta. Por exemplo, se ele disser: “aná”, sutilmente ensine a palavra certa perguntando: “você quer guaraná? ”.

Aconselha-se que a fala infantilizada seja evitada. Pode ser prejudicial para criança falar dessa forma, sem mencionar que pode retardar o desenvolvimento da criança.

Aproveite o tempo com a criança para demonstrar como palavras e gestos combinam, como acenar, por exemplo.

Uma das maneiras de constatar que o bebê de dez meses é emocionalmente apegado à pessoa que mais passa tempo com ele é a manifestação de um sentimento chamado ciúme. Isso pode ser observado quando ela pega outro bebê no colo, por exemplo. Além disso, as expressões faciais conseguem demonstrar sentimentos facilmente, como medo e alegria.

Entretenimento

Busque mostrar diversas texturas para o bebê. Isso o ajudará no desenvolvimento do tato.

Se estiver calor, você pode colocar uma bacia de água com alguns brinquedos e/ou objetos dentro. Deixe que ele explore a bacia, esparrame a água e se divirta com as novas sensações.

Tendo em vista o desenvolvimento e agilidade de um bebê aos 10 meses, muitos responsáveis demonstram preocupação quando eles não apresentam alguma característica. Diante disso, enfatizamos a importância das visitas ao pediatra. Isso ajudará a dirimir as possíveis dúvidas e também a entender que cada bebê tem um tempo e se desenvolve em seu próprio ritmo.