23 semanas de gestação

Spread the love

Seu bebê está pesando mais de meio quilo.

Incrível, mas o sexto mês está chegando ao fim e seu bebê está ganhando peso de forma alucinante. Mais de meio quilo é a média de peso para essa semana. Na verdade, está ocorrendo um aumento significativo de gordura na camada abaixo da pele.

O desenvolvimento do sistema auditivo é cada vez maior

Tecnicamente, diz-se que os ossículos do ouvido médio estão se fromando de forma mais coesa. Por esse motivo, a audição do seu bebê é cada vez mais apurada. Está preparada para ouvir uma curiosidade que vai deixá-la de boca aberta? Pesquisadores acreditam que a voz do pai é distinguida com mais facilidade em relação à da mãe. Esse fenômeno é provavelmente devido ao tom mais grave que é mais facilmente percepcionado.

Faltam poucas semanas para a pele se tornar opaca

Você consegue ver ossos e órgãos do bebê até essa semana. Sua pele é completamente transparente e isso chega a ser mágico! Contudo, é necessário que todos os seus sistemas internos fiquem protegidos e, a partir da 23ª semana, a pele ficará cada semana mais fortalecida e não ser mais possível ver os órgãos.

Se você acha que a pele do seu bebê é lisinha, você está totalmente equivocada. A verdade é que todo o seu bebê é enrugadinho. Não esqueça que a gordura começou há poucos dias a se acumular debaixo da pele e esse processo irá durar até ao nascimento.

Movimentos cada vez mais intensos

Ele não para um segundo, não é verdade? A realidade é que você sente os movimentos de uma forma cada vez mais vigorosa. Até quando ele estiver inalando ou engolindo líquido amniótico você vai conseguir sentir!

Essa semana traz ótimas novidade para o pai! Provavelmente você já pode colocar a mão sob a barriga da sua companheira e sentir os chutes do seu bebê. Esse é um momento mágico para o casal, uma vez que, até aqui, todo o processo estivesse apenas sendo percepcionado em toda a sua plenitude pela mãe!

Continue investindo numa boa conversa

Nunca é demais reforçar que a conexão com o bebê ocorre desde a concepção. Essa ligação pode e deve ser estabelecida desde muito cedo e é uma interação que é proveitosa para todos os membros da família. Na verdade, é esse vínculo que vai ajudando a construir essa nova fase da vida, que é a maternidade e paternidade. Seu bebê já ouve perfeitamente diferentes tonalidade e timbres de voz. Por isso, invista em bons diálogos, conte uma história, ouça uma música e dancem juntos!

Gestantes de serviço, procurem um dentista especialista em gravidez

Todo o corpo está experimentando alterações profundas, e sua boca não é exceção. É provável que, na 13ª semana, suas gengivas fiquem mais sensíveis. Não fique assustada se ocorrer algum sangramento durante a escovagem, é normal.  No entanto, a regra é sempre a mesma: em caso de desconforto acima do normal, consulte o seu dentista imediatamente. Ele vai ajudá-la a viver esse momento de forma mais tranquila.

Será que o umbigo alguma vez voltará ao normal?

A resposta é que tudo, ao seu tempo, voltará ao normal, até o seu umbigo. Nessa semana, fica mais evidente que o umbigo deixou a sua forma côncava para passar a estar para fora. A barriga não para de crescer e essa é só mais uma alteração. Pode ficar tranquila, é uma mudança temporária e após alguns meses depois do nascimento, seu corpo vai voltando a ficar parecido com o que era antes da gravidez.

E essa coceira na barriga, também é normal?

Sim, fique totalmente relaxada. O estiramento da pele é uma realidade, uma vez que a elasticidade da pele seja requerida ao máximo. Esse processo pode desencadear esse tipo de reação: prurido incômodo. O truque nesses casos é alimentar-se bem e não esquecer de usar, todos os dias, cremes e óleos para hidratar a pele.