22 semanas de gestação

Spread the love

Seu bebê está muito perto de parecer um recém-nascido.

Pode parecer incrível, mas a verdade é que daqui para a frente, o mais importante é o fortalecimento e ganho de peso. Seu bebê se assemelha a um recém-nascido, porém com uma fisionomia e tamanho mais magro: ele pesa, em média, aproximadamente 500g nessa semana.

Todos os seus órgãos estão formados

As principais funções dos seus órgãos estão delineadas. É claro que ele ainda vai necessitar de longas semanas na sua barriga para amadurecer e consolidar todo o seu funcionamento interno. Contudo, a estrutura base está definida.

Os olhos já ocupam o lugar certo

Até ao momento, os olhos ocupavam uma posição lateral e, ao longo das semanas, essa posição foi-se alterando para que finalmente eles se localizassem na parte dianteira do rosto. No entanto, ainda não é possível saber a cor: a íris ainda não tem pigmentos. Você vai precisar esperar pelo nascimento para sanar sua curiosidade.

A boquinha está uma verdadeira fofura

É verdade: lábios e dentes estão desenvolvidos e, curiosamente, a dentição já se posicionou na gengiva. Seu bebê ainda não terá os dentinhos visíveis no momento do nascimento, mas eles estão a postos para romperem após os primeiros meses de vida.

Seu bebê já tem as conexões necessárias para sonhar

Pesquisadores acreditam que o sonho já é uma realidade a ocorrer dentro da sua barriga. Vários estudos apontam para a existência de expressões faciais e corporais características de atividade cerebral durante o sono. Eventos como expressões de divertimento ou perplexidade, movimentos corporais bruscos e até alteração do ritmo cardíaco foram registradas pelos cientistas. A natureza consegue se superar nessa semana, não é mesmo?

O tato está cada vez mais sensível

Seu bebê já consegue ter sensacões pelo toque cada vez mais reais e, esse sentido, está cada vez mais apurado. Ele consegue sentir tudo o que está acontecendo ao seu redor, inclusivamente o seu corpo, o qual ele já consegue tocar e percepcionar. Em caso de sorte e se você consultar um ultrasonografista sensível, nessa semana talvez você possa visualizar o seu bebê menino mexendo no pipi! Não é uma graça?

Além do mais, as unhas também já se formaram e mãos e pés estão completamente desenhados.

Cabelos e sobrancelhas visíveis

Nossos cabelos e pelos faciais definem, em grande parte, as nossas expressões e configurações  faciais. Fique sabendo que, na 22ª semana, os cabelos e sobrancelhas do seu bebê estão cada vez mais evidentes. No entanto, não se iluda: eles são ainda bastante curtinhos e de coloração suave e clara.

Continue aproveitando a boa onda do segundo trimestre

A barriguinha está bem evidente, mas ainda não incomoda ou promove sensações de desconforto. Possivelmente, você está sentindo a elegância da gravidez em pleno, porque o seu peso ainda não tomou proporções que possam incomodar. Você se sente atraente e quer mostrar ao mundo o quanto se sente feliz. Faça tudo a que tem direito!

Tire todo o tempo possível para namorar com seu companheiro. Essa é uma fase da gravidez muito prazerosa para ambos e tem que ser aproveitada a cada instante. Seu desejo sexual continua em alta e, se não houver qualquer contraindicação médica, você deve viver toda essa sensualidade em pleno. Provavelmente é o momento de começar a inovar no que concerne a posições sexuais: apesar da sua barriguinha ainda não estar gigante, ela já interfere em algumas atividades físicas. Usem toda a criatividade possível enquanto casal e disfrutem!

Algumas gestantes detectam alteração da secreção vaginal

Cada semana é um pormenor novo e o seu corpo está mudando a uma velocidade vertiginosa. Se a sua secreção vaginal experimentar algumas alterações ao longo dessa semana, é perfeitamente normal. A festa de hormônios no seu organismo continua “bombando” e isso reflete-se até nas pequenas coisas.

Todo o seu corpo está se preparando para a chegada do seu bebê e o fluxo sanguíneo está aumentando na região vaginal. Contudo, se algo a preocupa ou você não está confortável com algo que está ocorrendo com você, não hesite em procurar o seu médico. Não fique com vergonha das suas inseguranças: elas são perfeitamente normais e cabe aos profissionais responsáveis acalmá-la e esclarecer todos os seus questionamentos.

Não para de ir ao banheiro? É normal!

Esse é um dos sintomas mais conhecidos de uma gestante: ir ao banheiro com uma frequência inacreditável. Já pensou em todas as alterações que os seus órgãos estão experimentando para acolher o seu bebê? O espaço, outrora disponível para a sua bexiga, não é mais o mesmo, ele está cada vez menor. Não obstante, fique atenta a sintomas típicos de infecção urinária. Esse tipo de patologia é bastante comum durante a gravidez e você precisa estar atenta de forma a tratar o problema numa fase precoce.