12 semanas de gestação

Spread the love

Seu bebê continua se mexendo muito, mas você ainda não pode senti-lo. Tenha paciência! Lá pelo quarto ou quinto mês você terá essa experiência única. Ele está medindo cerca de 8 cm e pesa mais ou menos 14 gramas, tem o tamanho de um limão.

Seus olhos e suas orelhas estão no lugar certo. Unhas e cabelos já aparecem e os dedos das mãos e dos pés já estão separados. A medula óssea e o fígado começam a produzir as células sanguíneas. Seu intestino já começa a entrar na cavidade abdominal.

Ele já pode mexer os braços, os dedos das mãos e dos pés, e até sorrir! Abre e fecha a boca e é capaz de engolir. O aparelho digestivo já é capaz de absorver açúcar.

O coração está bombeando sangue para todas as outras partes do corpo e o seu batimento cardíaco se ouve bem mais na ecografia.

O sistema nervoso e os músculos estão ativos e os músculos respondem ao cérebro. Mas os movimentos são reflexos, pois o cérebro não está suficientemente maduro para poder controlar esses movimentos. O recém-nascido ainda terá por um tempo esses reflexos, mas pouco a poucos eles desaparecerão. Estes reflexos são o testemunho do bom desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Seu cérebro está muito desenvolvido e suas células nervosas se multiplicam muito rápido.

Na verdade, todos os órgãos, como o estômago, o fígado, os pulmões, o pâncreas e o intestino estão formados e no lugar certo, mas não estão bem desenvolvidos.

Os hormônios que estão presentes no sangue transmitem ao bebê a alegria ou a agitação da mamãe: seu coraçãozinho bate e seus movimentos são mais frequentes, mas que pena você ainda não poder sentir essa sensação mágica, né?

Como a mamãe se sente?

A boa novidade é que seus enjoos praticamente desapareceram. Com certeza você deve estar mais tranquila, porque o risco de ter um aborto espontâneo praticamente acabou.

Você poderá ver na barriga uma linha vertical mais escura. Não se preocupe! Isso é causado pelos hormônios da gravidez, que produzem mais melanina, que é um pigmento que pode escurecer a pele. Depois do parto, ela desaparece.

Seus seios estão frágeis e doloridos, talvez até inchados. Procure usar um bom sutiã, vai te aliviar bastante.

Pode ser que você se sinta gorda, estranha, menos bonita, mas isto vai depender de seu humor!

Você sabia que acnes podem aparecer? Nada de pânico! Todas as futuras mamães passam por isso. Eita hormônios! É só ter um cuidado especial com sua pele. Mas lembre-se, não use nenhum medicamento sem antes falar com o seu médico.

Durante essa semana, você pode se sentir mais cansada. Procure relaxar e descansar!

Não se esqueça de continuar a se alimentar bem e de se hidratar. Beba muita água! Mantenha uma dieta balanceada, com frutas e legumes. Seu bebê agradece! E é lógico que você também!

Com certeza suas roupas já não te servem mais. Você não tem escolha, vai ter que comprar umas novas! A vontade de ir ao banheiro pode aumentar porque seu útero está comprimindo a bexiga.

Não fique chateada se seus cabelos ficarem mais oleosos. Depois passa!

Ah! Se você apresentar sangramento ou corrimento vaginais, com dor ou qualquer outro sintoma, procure logo seu médico, viu?

Talvez ele peça uma ecografia e nela você vai poder ouvir os batimentos cardíacos. Não se esqueça que seu útero está apoiando todos os órgãos e principalmente o estômago, e comer muito pode causar enjoos e vontade de vomitar.

Dicas

Você sabia que o peixe oferece nutrientes incomparáveis. Mas atenção! Alguns contém mercúrio e podem prejudicar seu bebê. Dê uma pesquisada para saber quais você pode comer.

Prefira comer carnes mais bem passadas, para evitar o risco de toxoplasmose.

Procure usar algum tipo de creme nos seios e na barriga para diminuir um pouco o aparecimento de estrias. Com certeza elas vão aparecer, mas não é nada de outro mundo!

O consumo de álcool durante a gravidez é muito nocivo para você e para o seu bebê. Por isso, não tome nada que contenha álcool!

Não é porque você está grávida que não precisa praticar esportes. Você pode caminhar, fazer ioga, hidroginástica… Exercite-se!

Se você trabalha, está na hora de comunicar ao seu chefe. Não vai dar mais para esconder a barriga!