1 semana de gestação

Spread the love

1 semana de gestaçãoNa primeira semana de gestação, seu corpo está se preparando para uma possível gravidez. É a semana da sua última menstruação, logo após o seu período de ovulação, em que um óvulo maduro é liberado e lançado nas tubas uterinas (Trompas de Falópio) à espera de um espermatozoide para então gerar uma nova vida. Pode parecer estranho, mas seu bebê ainda não existe.

O que está acontecendo durante a primeira semana

Se ocorrer a fertilização daqui a alguns dias, esse foi o seu último período menstrual por um tempo. Um novo ciclo está começando agora e será o ponto inicial da gravidez.

Como se calcula as semanas de gravidez

Pode ser difícil de entender, mas sua gravidez já pode ter começado mesmo você não sabendo disso ainda. Calma, vamos explicar: por convenção, o início da contagem das semanas da gravidez se dá no primeiro dia do seu último período menstrual, mesmo que a concepção ocorra somente cerca de duas semanas a partir deste dia.

A contagem é feita assim porque geralmente é impossível saber o momento exato da concepção. Essa contagem é passível de erros e, algumas vezes, gestações com mais de 40 semanas não estão realmente fora do tempo. Ela serve somente como base para médicos e futuras mamães.

É difícil saber a data exata da concepção

A contagem em semanas fornece um padrão para se designar o avanço da gravidez, embora você só esteja realmente grávida somente cerca de duas semanas após a contagem.

Quando você faz um teste de farmácia e descobre que está grávida, você já está no mínimo na quarta semana de gestação.

O seu corpo na primeira semana de gestação

Embora você não sinta nada e nem tenha alterações perceptíveis, dentro do seu corpo começou uma transformação que prepara seu corpo para uma possível gravidez.

O endométrio, camada mais interna do útero, se espessa para receber o óvulo fecundado e o muco cervical se torna menos espesso, o que facilita a passagem dos espermatozoides.

Se a fecundação não ocorrer, você terá sua próxima menstruação. Esse ciclo se dá todo mês até a menopausa.

Os hormônios

Seu ciclo menstrual é controlado por diversos hormônios. Para ocorrer a ovulação, primeiro temos a atuação do FSH (hormônio folículo estimulante), que estimula o crescimento e maturação dos folículos ovarianos.

A cada ciclo, um folículo é maturado na ovulação. O hormônio LH (hormônio luteinizante) é o responsável pela liberação do óvulo que ocorre cerca de 24 a 36 horas após o pico do LH.

O hormônio que atua na preparação do útero para uma gravidez é o estrogênio. Ele é produzido pelo folículo ovariano em maturação.

A ovulação

A ovulação é o período que ocorre aproximadamente de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação em que um óvulo é liberado por um dos ovários.

Nesse período, seu corpo aumenta a produção do hormônio estrogênio, que causa o espessamento do revestimento do útero e prepara o corpo para receber um possível óvulo fecundado.

O óvulo deve ser fertilizado por até 24 horas após a ovulação. Se a fertilização não ocorrer, esse óvulo será expelido e dará origem ao novo ciclo menstrual.

Período fértil

Embora o óvulo sobreviva somente por 24 horas, o espermatozoide pode permanecer vivo por até 5 dias. Por isso se considera período fértil o período de cerca de seis dias após o óvulo ser liberado pelo ovário, em que ele está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide para então dar início a uma nova vida.

Se preparando para uma gravidez

Se você está pensando em engravidar, esse é um bom momento para mudar alguns hábitos, como evitar o uso de fumo, drogas, bebidas, qualquer coisa que possa trazer prejuízos ao desenvolvimento do bebê.

Por mais que você ainda não esteja tecnicamente grávida, esse é o momento para preparar seu corpo para que ele receba o embrião da melhor forma possível.

Aposte numa dieta saudável e numa rotina de exercícios. As mudanças internas já começaram para receber o seu bebê, faça sua parte.