2 semanas de gestação

Spread the love

2 semanas de gestaçãoDurante as duas primeiras semanas, seu corpo está se preparando para uma possível gravidez. Seu útero se torna mais espesso e está à espera do óvulo fecundado.

Você ainda não está oficialmente grávida

Embora você esteja na segunda semana de gestação, você ainda não está oficialmente grávida. É um pouco confuso, mas os cálculos realizados para saber quando o bebê nascerá incluem o período da sua última menstruação e ovulação.

As 40 semanas de gestação já começaram

O ciclo gestacional é calculado desde o primeiro dia da sua última menstruação. De acordo com esse cálculo, seu bebê é esperado para daqui a 280 a 286 dias, ou 40 semanas. Convencionou-se contar assim, uma vez que seja difícil saber a data exata em que ocorreu a fecundação.

A segunda semana e a ovulação

Esta é provavelmente a semana em que você ovula. Tudo vai depender de o seu ciclo ser regular ou não.

A ovulação ocorre aproximadamente de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação em que seu ovário libera um óvulo amadurecido que aguardará por um espermatozoide para fecundá-lo e dar início a uma nova vida.

Sintomas da ovulação

A ovulação é a etapa crucial no seu ciclo menstrual para uma possível gravidez. É nessa semana que o óvulo é liberado pelo ovário, chega até as trompas na espera de um espermatozoide que o fecundará.

Alguns sinais no corpo da mulher sugerem que ela esteja no período de ovulação. São eles:

  • Secreção vaginal transparente: a cor e a textura da secreção vaginal, ou muco cervical, se modificam conforme as flutuações hormonais. No período da ovulação, esse muco fica mais transparente, viscoso e elástico, parecido com clara de ovo crua. Esse é o primeiro sinal de que você está no seu período fértil.

Esse muco tem como finalidade auxiliar na lubrificação e ajudar os espermatozoides a transitarem até encontrarem o óvulo.

  • Dor da ovulação: algumas mulheres apresentam uma pequena dor no baixo ventre, do lado esquerdo ou direito, bem localizada.

As dores aparecem e desaparecem, variam de intensidade e podem durar em torno de uma semana. Essa dor se deve ao aumento hormonal e à movimentação das trompas no período da ovulação.

  • Ligeiro aumento da temperatura: devido às mudanças hormonais e o aumento do hormônio progesterona liberado pelos folículos ovarianos, ocorre um leve aumento de 0,2 a 0,5 ºC da sua temperatura basal. A temperatura deve ser medida logo ao acordar.

Além desses sinais, algumas mulheres também apresentam mais acne, instabilidade emocional e aumento da libido durante o período de ovulação.

A fecundação geralmente ocorre no final da segunda semana

O encontro do óvulo com o espermatozoide geralmente ocorre no final da segunda semana de gestação.  Cerca de 200 espermatozoides chegam à tuba uterina e somente um fecundará o óvulo.

O óvulo fecundado no interior das trompas agora é denominado zigoto e passa a se dividir em milhares de células enquanto segue seu caminho até o útero, onde irá se implantar.

Enquanto isso, o seu útero está se preparando para recebê-lo, deixando suas paredes mais espessas. Dentro de algumas semanas, essas células darão origem ao embrião e você pode se considerar oficialmente grávida.