10 semanas de gestação

Spread the love

Dois meses, já! Dois meses pensando dia e noite: estou esperando um bebê e só eu posso sentir isso! É inacreditável! Todos os órgãos estão formados e seu bebê tem quase uma aparência humana.

Seu bebê já está medindo entre 28 e 42mm e pesa cerca de 4, 5 gramas. Seu rosto está começando a ter uma forma humana, isso porque os olhinhos que estavam separados começam a ficar mais juntos e o nariz formado.

A cabeça ainda é grande em relação ao corpo, seus braços e pernas continuam crescendo e seu fígado é bem maior em relação aos outros órgãos, mas já tomando uma forma arredondada.

Os cabelos começam a aparecer e a parte externa de suas orelhas também. Seus dedos e orelhas ficam mais visíveis. Já possui todos os órgãos, músculos, membros e ossos. Os pulmões ainda estão se desenvolvendo.

Seus nervos se desenvolvem tão rapidamente que permitem que seu bebê tenha seus primeiros reflexos, principalmente o de sucção.

Como o pescoço se alongou, ele já consegue virar a cabecinha para a frente e para os lados. Os ovários ou os testículos começam a se desenvolver. Seu coraçãozinho está quase todo desenvolvido e bate a todo vapor. As partes direita e esquerda estão bem distintas.

Seu bebê se movimenta muito no seu útero, mas você ainda não pode sentir. A placenta funciona como um filtro, permitindo que vá para seu bebê só o que é saudável.

É uma etapa muito importante de seu desenvolvimento porque surgem as células que contêm os hormônios que permitem o equilíbrio da taxa de açúcar no sangue, essenciais contra a diabete.

E o corpo da mamãe?

Finalmente os enjoos e aquela azia chata estão acabando, mas as mudanças de humor estão mais marcantes.  Você chora ou se irrita por qualquer coisa. Não se culpe por isso, as pessoas entendem. Você está grávida e pode tudo!

A vontade de ir ao banheiro toda hora diminui um pouco. Fique atenta às infecções urinárias. São muito comuns durante a gravidez e, se perceber qualquer sintoma, fale logo com seu médico.

Talvez você tenha uma perda de apetite, mas preste atenção nisso. Você precisa se alimentar bem, por você e pelo seu bebê. Sua barriga começa a ficar um pouquinho mais saliente e você já não “entra” naquele jeans que tanto gostava.

Talvez tenha dor nas costas e na barriga e isso por causa do estiramento dos ligamentos do útero. Como seu volume sanguíneo aumentou cerca de 40%, suas veias podem ficar mais evidentes.

Fique atenta! Nesta época é onde você pode ganhar mais peso. Por isso, tenha uma dieta balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes. Ah! Não se esqueça de beber muita água.

Hidrate a pele para evitar o aparecimento daquelas indesejadas estrias. Procure fazer exercícios. Que tal uma caminhada, ioga ou até natação? Relaxe e aproveite esse momento mágico da sua vida.

Uma dica: cuidado ao se levantar, pois, em alguns casos, o nível de açúcar no sangue pode ficar baixo e com isso você pode ter tonturas. Seus seios podem estar mais volumosos. Sabe o que acontece? Eles já estão se preparando para a amamentação!

Emoção

Enfim, é o momento da primeira ultrassonografia. É nesta semana que você vai ter o primeiro contato visual com seu filho e onde vai, realmente, tomar consciência que existe uma vida dentro de você.

Nesta ultrassonografia, seu médico vai observar a posição do feto e a evolução da placenta. Ele confirmará, então, a provável data do parto.

Seu médico vai ver se seu bebê está se desenvolvendo direitinho.

A gente quer que tudo esteja na mais perfeita ordem, mas não devemos esquecer que também, através da ultra, seu médico verificará se está tudo certinho e se está havendo algum problema ou não. Mas vamos pensar sempre positivo, que tudo está perfeito e que seu bebê está ótimo.

Ah, em alguns casos até se consegue ver o sexo do bebê. Quem sabe você sai dali sabendo que vai ter um menininho ou uma princesinha?

É uma emoção que não tem preço!